Método GTD: aprenda como otimizar sua gestão do tempo!

Desenvolver a gestão de tempo é fundamental para conseguir conciliar todas as tarefas do dia a dia, evitar pendências e acúmulos que, possivelmente, refletirão em ansiedade e baixa produtividade. O método GTD vem como um aliado que pode ser adotado tanto na rotina pessoal quanto profissional, a fim de tornar-se mais eficiente.

Quer conhecer a técnica e descobrir como pode aplicá-la para melhorar a rotina pessoal e da empresa? Leia nosso artigo, pois listamos os passos do método para ajudá-lo com essa missão. Veja a seguir!

Entenda o método GTD

O método GTD é uma ferramenta criada por um especialista em produtividade. A sigla, que significa Get Things Done (no Brasil, a técnica ganhou o nome “Faça acontecer”), tem como propósito controlar os afazeres e planejar o dia a dia para se tornar mais eficiente.

Todo mundo se sente sem tempo para realizar tudo o que precisa, não é mesmo? Organizar a rotina na empresa e conciliar com as atividades pessoais é um desafio até para os mais produtivos.

Por isso, a técnica tem como objetivo gerenciar as tarefas. O diferencial é que isso é feito de modo muito mais profundo, utilizando clareza mental e consciência clara. Então, o GTD propõe que, para arrumar os afazeres, é preciso, primeiro, desenvolver algumas condições, limpando os pensamentos. Para isso, 5 passos são seguidos. Confira:

Captura ou coleta

Manter todas as informações na sua cabeça pode deixá-lo confuso e desanimado, pois sua mente fica preocupada e não consegue permanecer clara e limpa. Para evitar esse problema, você deve transferir tudo o que precisa fazer e todos os dados recebidos para o papel ou aplicativo, registrando o que deve ser feito. Assim, você se preocupa menos e desenvolve melhores condições para, de fato, executar tudo o que precisa.

Esclarecimento ou processamento

Após tirar tudo da imaginação e visualizar com o que precisa lidar, é hora de processar o material. Nessa etapa, você vai definir se aqueles itens demandam uma ação. Caso não, devem ser jogados fora ou armazenados para depois. No entanto, se a tarefa precisa ser feita, é o momento de inseri-la em sua vida. Então, é decidido se a atividade é:

  • um projeto: vai requerer mais que uma ação;
  • para fazer agora: tudo que leva menos de dois minutos para ser feito;
  • delegável: pode ser repassada para outra pessoa;
  • regida por prazos: deve ser posta em um calendário;
  • tarefa sem prazo: deve ir para a lista de tarefas.

Organização

Olhando tudo o que precisa ser feito, cada um em seu devido lugar, você consegue verificar um sistema que funcione para que você cumpra seus afazeres. Aqui, você se prepara para a ação, classificando as ferramentas necessárias, o local para ir etc.

Desse modo, para realizar suas tarefas, você já sabe exatamente o que fazer, bastando começar. Logo, a rotina passa a ser menos estressante, tendo você o controle das tarefas.

Revisão

No passo da revisão, é preciso observar suas listas, acrescentando novas informações e removendo o que já não é mais necessário. Para os praticantes, as sextas são o melhor dia para fazer isso. Assim, sua semana seguinte fica totalmente planejada, podendo você ter clareza e paz para desfrutar do final de semana.

Também acrescente novas etapas menores dos projetos em “coisas para fazer”. A fim de manter o gerenciamento, verifique como está o andamento de tudo que delegou.

Execução ou engajamento

Agora, com tudo pronto e a cabeça limpa, basta iniciar a execução do que está determinado. É muito mais fácil ter disposição para começar. Afinal, você não tem mais a mente ocupada com a preocupação de não entregar tudo, pois já planejou os prazos.

O método GTD proporciona um caminho limpo e bem definido para colocar os afazeres da empresa ou da vida pessoal sob controle. Como você pode alinhar suas práticas aos seus desejos, necessidades e compromissos, consegue maior satisfação pessoal e adquire maiores resultados nos negócios, sem estresse.

E você, quais aspectos precisa organizar? Acredita que uma mente limpa é necessária para conseguir essa realização? Comente abaixo como esse método pode ajudá-lo em sua organização e na vida pessoal!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *