Desenvolvimento multiplataforma: saiba o que é e qual a importância

Camila Wolfer

Coordenadora de Relacionamento na Migrate. Graduada em Sistemas de Informação, é responsável por estreitar a comunicação com nossos parceiros.

0 Comments

É possível encontrar uma solução completa e perfeita para tudo? Quando desenvolvemos, o ideal é personalizar ou englobar? Você já ouviu falar em cross-platform ou desenvolvimento multiplataforma? Se ainda não, está no post certo!

Quer saber o que é e como essa inteligência artificial funciona? Então prepare a mente para uma nova perspectiva de desenvolvimento em dispositivos. Elaboramos um artigo rápido e objetivo com uma visão geral sobre a solução. Confira agora como adotar isso na prática em sua organização!

O que é desenvolvimento multiplataforma?

Quando falamos em desenvolvimento multiplataforma ou cross-plataform, nos referimos a um único código-fonte compilado em código nativo de sistemas operacionais diferentes. Isso significa que a solução desenvolvida funcionará perfeitamente em sistemas Windows, Android, iOS e Cloud por exemplo.

Ao final da programação, você obterá um software de gestão que entregará a melhor experiência em qualquer funcionalidade. A ideia é fundamental especialmente para sistemas empresariais que exigem mobilidade, flexibilidade e retorno sobre investimentos.

Dessa forma, podemos apontar uma série de vantagens obtidas por gestores em soluções empresariais multiplataforma em tempo, custos e resultados corporativos. Conheça agora algumas das principais para o seu negócio.

Redução de custos

Obtenha redução de gastos com uma equipe mais enxuta, investimento em menos soluções e facilidade de publicação. Ressaltamos sempre que o ganho de tempo barateia a produção.

Isso é possível no desenvolvimento multiplataforma, pois você terá um único código base que reduz a complexidade de programação por gerenciar diversas linguagens, kits de ferramentas de desenvolvimento e metodologias de aplicativos nativos.

Aumento na produtividade do desenvolvimento

Aumente a produção acelerando o tempo de desenvolvimento, ampliando a longevidade dos sistemas e alinhando a solução às principais tendências atuais do mercado.

Exposição à uma base de dados maior e mais relevante

A abrangência dessa linha de programação permite maior potencial da base de dados. Ganhe em relevância de funcionalidades e serviços para clientes oferecendo mais praticidade e conveniência no uso dos recursos.

Esse ganho de relevância também ajudará a melhorar o foco, aumentar a captação e fidelização de clientes, acelerar a evolução organizacional, além de melhorar a rentabilidade da empresa

Como implementar o desenvolvimento multiplataforma?

O desenvolvimento multiplataforma exige uma linha de programação mais abrangente e visão ampla. Para implementar essa solução, considere inicialmente as quatro partes essenciais das aplicações mobile:

  • código da aplicação (Java, C# ou outros);
  • APIs de acesso a funcionalidades para executar a integração;
  • camada de tradução do código de aplicação para a plataforma nativa (iOS, WP8, Android etc);
  • runtime-shell para preparar a instalação e o uso no dispositivo.

Use ferramentas e frameworks de desenvolvimento que utilizem linguagens web e suas APIs como HTML5, Javascript e CSS3 ou qualquer linguagem que permita suporte pelos principais sistemas operacionais mobile. Entre as principais ferramentas, destacamos:

Além dessas considerações, pondere sobre as atualizações mais recentes do SDK. Caso o aplicativo não necessite delas, você estará pronto para investir em cross-plataform.

Já conhecia esse desenvolvimento? É hora de dominar o assunto e se diferenciar no mercado. Ganhe competitividade e tempo para conciliar melhor todas as suas atividades. Considere desde já essa inteligência e comece a trabalhar esse tipo de implementação.

Quer se aprofundar em conhecimento? Assine nossa newsletter e aprenda muito mais sobre desenvolvimento multiplataforma e outras inteligências!

Powered by Rock Convert

Camila Wolfer

Coordenadora de Relacionamento na Migrate. Graduada em Sistemas de Informação, é responsável por estreitar a comunicação com nossos parceiros.

About the Author

Camila Wolfer

Camila Wolfer

Coordenadora de Relacionamento na Migrate. Graduada em Sistemas de Informação, é responsável por estreitar a comunicação com nossos parceiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *