Dicas de home office: saiba como ter uma equipe remota produtiva

Camila Wolfer

Coordenadora de Relacionamento na Migrate. Graduada em Sistemas de Informação, é responsável por estreitar a comunicação com nossos parceiros.

0 Comments

Em função da pandemia do novo coronavírus, o trabalho remoto nunca esteve tão em alta. Com isso, é preciso seguir algumas dicas de home office para manter a produtividade da sua equipe.

De olho no sucesso da sua empresa, vamos mostrar neste post atitudes que não podem ser deixadas de lado e que são fundamentais na otimização do tempo e também na melhoria dos resultados. Continue a leitura e confira!

Tenha um ambiente propício ao home office

Imagine trabalhar em uma mesa repleta de anotações, porta-retratos, livros, sem iluminação adequada e com poeira por todos os lados.

Certamente, a produtividade cairá consideravelmente, não acha? Portanto, uma das dicas de home office mais importantes é montar um local propício ao trabalho.

Entre as boas práticas, está a escolha de uma cadeira confortável, ergométrica e também de um descanso para os pés. A mesa também deve ficar na altura correta para manter a coluna confortável.

São atitudes que auxiliam na produtividade, pois ajudam na saúde laboral. Além disso, escolha um espaço de sua casa que seja tranquilo, sem barulhos e que você possa trabalhar sem interrupções ao longo do dia.

Também é importante contar com a ajuda da família. Se você tem filhos pequenos em casa, por exemplo, ensine e oriente-os a respeitar o espaço de trabalho.

Conte com ferramentas adequadas

O home office exige a participação em reuniões online e também no constante envio de mensagens por texto, áudio ou até mesmo atuações em plataformas específicas.

Por isso, nada melhor do que um computador que tenha as tecnologias necessárias, como WebCam, internet rápida, celular com boas funcionalidades e arquivos salvos na nuvem.

Softwares de gestão também são importantes para manter os objetivos da equipe alinhados, apontando relatórios e índices de produtividade.

Seja objetivo e transparente nos direcionamentos

A comunicação é uma viga mestra no home office. Afinal, se os direcionamentos não forem claros e bem objetivos, os colaboradores podem perder tempo, tendo retrabalhos e até mesmo atrasos nos prazos.

Portanto, ao reunir a sua equipe em uma reunião virtual, deixe bem claro todos os pontos das demandas e peça para que cada um fique à vontade para esclarecer possíveis dúvidas.

Dessa maneira, haverá mais efetividade nas tarefas, otimizando o tempo e aumentando a produtividade.

Inclua no planejamento eventuais imprevistos

Ao elaborar um projeto, é importante inserir eventuais imprevistos que possam afetar a equipe ao longo do processo, principalmente quando todos estiverem em home office.

Afinal, a internet de determinado colaborador pode cair, o computador travar ou o filho necessitar de ajuda para uma demanda doméstica.

Assim, entre as dicas para home office não podemos deixar de lado o planejamento de possíveis imprevistos, pois eles acontecem e influenciam na rotina corporativa.

Determine os meios de comunicação com a equipe

Para o barco não ficar à deriva, sempre são necessários alinhamentos (diários ou semanais).

Nesse momento, defina o melhor canal de comunicação com a sua equipe. Pode ser o WhatsApp, Skpe, Zoom, entre outros. Dessa forma, os seus colaboradores sempre estarão alinhados e agindo de acordo com os objetivos da empresa.

Seguindo as nossas dicas de home office, certamente o seu negócio obterá bons resultados, reduzindo os custos e aumentando a produtividade.

Viu como o trabalho remoto é uma excelente alternativa para as empresas? Aproveite que está por aqui e conheça nossa experiência no assunto!

Camila Wolfer

Coordenadora de Relacionamento na Migrate. Graduada em Sistemas de Informação, é responsável por estreitar a comunicação com nossos parceiros.

About the Author

Camila Wolfer

Camila Wolfer

Coordenadora de Relacionamento na Migrate. Graduada em Sistemas de Informação, é responsável por estreitar a comunicação com nossos parceiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *