Entendendo o status de cada documento no InvoiCy

Rodrigo Artus

Analista e Consultor de Negócios da Migrate. Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, é responsável pela evolução dos produtos InvoiCy e estreitamento do relacionamento com Parceiros!

0 Comments

Olá! Neste artigo vamos abordar os diferentes status de cada documento na Plataforma InvoiCy. Quais são os status possíveis de um documento na grid do InvoiCy, qual seu significado e qual ação pode ser tomada de acordo com cada status, serão alguns dos assuntos abordados neste artigo.

O status de um documento nada mais é do que uma situação atribuída ao processamento de um documento. Toda vez que você envia um documento ao InvoiCy, ele é recebido e enviado para o órgão competente, que poderá ser a SEFAZ no caso da emissão de NF-e, NFC-e, CT-e e MDF-e, ou para a prefeitura no caso da NFS-e. Cada envio gera um resultado, e o documento é marcado na grid do InvoiCy com um status respectivo a este resultado.

Autorizado – O status autorizado indica que ocorreu sucesso na transmissão do documento. Ele foi recebido pelo InvoiCy, encaminhado para o órgão competente, que retornou sucesso em sua validação. A partir deste status, o documento não poderá ser reenviado e só poderá ser emitido algum evento, como o cancelamento por exemplo.

Inutilizado – Um documento inutilizado indica que aquela numeração foi descartada, e não poderá mais ser utilizada. Ocorre sempre que um documento for rejeitado e não há intenção de corrigir e reenviar o documento para autorização. Desta forma, o número precisa de alguma forma ser descartado, e a inutilização é o método indicado. Também costuma ocorrer em casos de pulo de numeração, para fechar as lacunas de numerações.

Cancelado – O status cancelado indica que um documento anteriormente autorizado, foi cancelado junto à SEFAZ ou prefeitura. Só podem ser cancelados documentos que estejam com status autorizado, respeitando os respectivos prazos de cancelamento de cada órgão autorizador.

Pendente – Quando um documento encontra-se com status pendente, significa que pode ter ocorrido uma falha na transmissão do mesmo ao órgão autorizador, e que o mesmo ficou pendente para posterior reenvio automático pelo InvoiCy. Também podem ocorrer situações onde o processamento é assíncrono, e desta forma, o InvoiCy recebe o documento e não realiza o envio na hora para o órgão autorizador, deixando em uma fila para posterior processamento. Enquanto o documento não é enviado ao órgão autorizador, ficará com status pendente.

Denegado – O status denegado indica que há alguma irregularidade fiscal, do emissor da nota ou do destinatário informado no documento. É um status que só ocorre nos documentos de NF-e, NFC-e, MDF-e e CT-e. O retorno de denegação é oriundo da SEFAZ, e uma vez denegada, nenhuma ação poderá ser tomada sobre o documento. Após a irregularidade fiscal ser sanada junto ao FISCO, seja do emissor ou do destinatário, uma nova nota fiscal deverá ser emitida.

Rejeitado – O status rejeitado indica que ocorreu algum erro na validação das informações enviadas no documento fiscal. A cada envio, o órgão autorizador efetua uma validação de diversos dados da nota fiscal, e havendo algum erro, este é retornado para que possa ser corrigido e o documento reenviado até sua autorização.

Encerrado – Este é um status específico do módulo MDF-e, e indica o sucesso no processo de encerramento de um MDF-e. Cada MDF-e autorizado deve ser devidamente encerrado, assim que a carga chegar ao seu destino final.

Pendente de Assinatura – Este status indica que o documento foi recebido no InvoiCy, porém, não foi assinado por um certificado digital. Havendo um certificado válido para a empresa no InvoiCy, o documento será assinado e reenviado automaticamente para autorização.

Contingência Offline – O status de contingência offline indica que o documento foi emitido nesta modalidade de contingência, e será posteriormente sincronizado com a SEFAZ para sua autorização em definitivo. Esta sincronização ocorre de forma automática pelo InvoiCy. É um status utilizado somente no módulo NFC-e. 

EPEC – O status EPEC indica que o documento foi emitido nesta modalidade de contingência, e será posteriormente sincronizado com a SEFAZ para sua autorização em definitivo. Esta sincronização ocorre de forma automática pelo InvoiCy. É um status utilizado somente nos módulos NF-e, NFC-e e CT-e. 

Pendente de Consulta – Este status indica que o documento foi enviado para a SEFAZ, porém, não obteve resultado de seu processamento ainda. Desta forma, o mesmo fica com status “Pendente de Consulta”, para que posteriormente o InvoiCy possa efetuar novas consultas deste documento, a fim de obter o resultado de seu processamento.

Aguardando Consulta – Este status é semelhante ao Pendente de Consulta, pois indica que uma consulta ao documento foi realizada pelo InvoiCy, e está aguardando retorno.

Em conflito – O status em conflito indica que, a numeração utilizada na emissão do documento já foi utilizada anteriormente em outra emissão. Portanto, já existe um documento registrado na SEFAZ ou prefeitura com esta mesma numeração e série. Não poderá ser utilizada uma numeração e série que já foi utilizada anteriormente em outra emissão. Neste caso, a numeração da nota fiscal deverá ser alterada, e um novo documento deve ser emitido.

Já na integração com nosso Web Service, vários outros status e códigos de retorno poderão ser retornados. Abaixo, listamos nossos artigos contendo todos os códigos de retorno do InvoiCy:

Retornos NFS-e: http://desenvolvedores.migrate.info/2016/03/21/codigos-de-retorno-para-nfs-e/

Retornos MDF-e: http://desenvolvedores.migrate.info/2014/06/30/codigos-de-retorno-do-invoicy-mdf-e/

Retornos do Cadastro de Empresas via Web Service: http://desenvolvedores.migrate.info/2015/07/13/codigos-de-retorno-cadastro-de-empresa-via-web-service/

Demais retornos: http://desenvolvedores.migrate.info/2014/03/31/codigos-de-retorno/

Estes são os status no qual um documento poderá estar registrado no InvoiCy. Esperamos ter auxiliado na compreensão deste ponto importante de vossa integração conosco, porém, caso persista alguma dúvida, sinta-se à vontade para nos enviar um e-mail ao endereço atendimento@migrate.info. Nossa equipe estará disponível para lhe auxiliar!

Conheça a Plataforma InvoiCy!

Mantenha foco no seu negócio! Nós cuidamos da emissão fiscal para você! Entre em contato com nossos consultores online e solicite uma apresentação da Plataforma InvoiCy agora mesmo!

Conheça a Plataforma InvoiCy

Rodrigo Artus

Analista e Consultor de Negócios da Migrate. Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, é responsável pela evolução dos produtos InvoiCy e estreitamento do relacionamento com Parceiros!

About the Author

Rodrigo Artus

Rodrigo Artus

Analista e Consultor de Negócios da Migrate. Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, é responsável pela evolução dos produtos InvoiCy e estreitamento do relacionamento com Parceiros!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *