Inteligência artificial na gestão financeira: entenda os impactos

Camila Wolfer

Coordenadora de Relacionamento na Migrate. Graduada em Sistemas de Informação, é responsável por estreitar a comunicação com nossos parceiros.

0 Comments

  1. inteligência artificial

A concorrência extremamente acirrada entre as empresas não influenciou somente na busca constante pela qualidade, mas também nos investimentos em tecnologias que contribuam com a redução dos custos, aumento da produtividade e otimização do tempo. Dentro dessa realidade, a inteligência artificial e gestão financeira se tornaram grandes parceiras dos negócios em diferentes ramos de atividade.

Dessa maneira, quem deixar a atualização para segundo plano vai perder mercado, clientes e rendimentos, ou seja, trata-se de uma ação quase que obrigatória no meio empresarial e industrial. E você, já conhece os impactos da inteligência artificial (IA) na gestão financeira? Então venha com a gente e fique bem informado!

Saiba o que é a inteligência artificial

O próprio nome já faz um convite para o significado do termo: máquinas inteligentes. Comandadas por softwares seguros e programados com eficácia, a IA faz parte da transformação digital que veio para ficar. Ela está em todos os setores da sociedade, inclusive no financeiro.

A ferramenta reúne diferentes tecnologias que possibilitam que as máquinas entendam e colaborem com as atividades do dia a dia, inclusive dentro das empresas, seja na linha produtiva ou em outros segmentos.

Basicamente, a gestão das empresas ganhou muito com a inovação. Ao implantar um software de gestão integrada em seu negócio, por exemplo, é possível ter acesso a todos os dados do que entra e sai, na palma da sua mão.

A plataforma demonstra o controle do estoque, os produtos que estão próximos do vencimento, a quantidade disponível, o fluxo de caixa, a emissão da NF-e etc. Assim, a gestão financeira fica mais ágil e totalmente voltada para os resultados, ou seja, o índice de erros reduz consideravelmente.

Descubra como funciona a inteligência artificial na gestão financeira

A inteligência artificial entende padrões que estão inseridos nos dados. Dessa forma, as máquinas conseguem apontar tomadas de decisões necessárias para melhorar a gestão.

Um exemplo é utilizar a análise do Big Data para encontrar soluções e prevenir erros. Os processos ficam mais ágeis e é possível identificar fraudes no sistema ou até mesmo no meio operacional. A emissão da NF-e pode ser digital, com os dados sendo salvos automaticamente.

Além disso, a inovação tecnológica faz um cadastro dos clientes, dos valores das compras e vendas, enfim, os números se tornam parceiros da empresa, demonstrando o que está indo bem, onde precisa de ajustes e os setores que devem ser reestruturados.

Conheça os benefícios da IA na gestão financeira

Os principais ganhos na implantação da inteligência artificial em sua empresa são na redução dos custos, aumento da produtividade e otimização do tempo. Fora esse tripé fundamental na gestão financeira, podemos citar, ainda, a segurança nas operações.

Isso porque é possível obter cálculos automáticos sobre os valores dos tributos, evitando erros e possíveis multas. Outro ponto importante é a pré-visualização da DANFE antes da emissão, aspecto fundamental para a checagem dos dados.

Os arquivos poderão ser exportados com eficácia para a contabilidade, inclusive com um armazenamento seguro, facilitando a localização dos documentos. Com o software de emissão da NF-e, a sua empresa vai ganhar segurança nos dados (armazenados em nuvem) e terá uma vantagem na gestão financeira, agilizando a vida de clientes e fornecedores.

Assim como você pôde perceber, a inteligência artificial e gestão financeira são verdadeiras parceiras em qualquer negócio. Portanto, não deixe de inovar em sua empresa, com foco na constante melhoria operacional e satisfação dos clientes.

E aí, este post foi interessante para você? Que tal sempre acompanhar as nossas postagens? Assine agora mesmo a newsletter a fique sempre por dentro das novidades!

CTA para complementar o tema sobre inteligência artificial

Camila Wolfer

Coordenadora de Relacionamento na Migrate. Graduada em Sistemas de Informação, é responsável por estreitar a comunicação com nossos parceiros.

About the Author

Camila Wolfer

Camila Wolfer

Coordenadora de Relacionamento na Migrate. Graduada em Sistemas de Informação, é responsável por estreitar a comunicação com nossos parceiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *