Liderança em tempos de crise: 4 dicas de como agir com a sua equipe

Camila Wolfer

Coordenadora de Relacionamento na Migrate. Graduada em Sistemas de Informação, é responsável por estreitar a comunicação com nossos parceiros.

0 Comments

A pandemia do novo Coronavírus não só modificou a rotina do mundo corporativo, como também trouxe incertezas, abalos emocionais e medo. Diante dessa situação, está colocada em xeque a atuação da liderança em tempos de crise.

Além desse momento de instabilidade, já houve outros e novos surgirão. Para você agir corretamente com sua equipe, vamos mostrar neste post quatro dicas que, certamente, farão diferença no dia a dia. Confira!

Entenda a importância da liderança em tempos de crise

Crises fazem parte da história da humanidade. Guerras, quebras de bolsas de valores, instabilidade na economia, retenção das poupanças, demissões em massa, entre tantos outros fatores já estiveram presentes no noticiário.

São nesses momentos que a figura do líder faz a diferença dentro das empresas. Afinal, são eles que vão motivar os colaboradores, trazendo inspiração e consolo nas horas mais difíceis.

Líderes natos compreendem as dores humanas e contribuem com meios que encorajam as pessoas a seguir em frente, não deixando que seus talentos sejam vencidos por desequilíbrios externos ou internos.

Mas, para isso, nada melhor do que seguir algumas dicas que auxiliam nos momentos de crise. Acompanhe os próximos tópicos!

Saiba como agir com a sua equipe

1. Tenha empatia

A Covid-19 abalou o mundo em todos os sentidos, atingindo em cheio o aspecto emocional dos colaboradores de qualquer empresa.

Muitas pessoas estão com medo de perder o emprego, enquanto outras passam por dificuldades em casa. No dia a dia corporativo, são nesses momentos que o líder deve agir com empatia, tendo um canal aberto de comunicação com sua equipe.

É preciso colocar-se no lugar do outro, ouvindo os questionamentos e também abrindo o diálogo para a transparência com informações claras e objetivas.

2. Transmita segurança

Imagine com os integrantes de uma equipe ficariam se observassem o gestor tenso, com preocupações sobre o futuro e extremamente estressado frente a situações comuns do dia a dia de trabalho.

Certamente, o medo aumentaria, a desconfiança cresceria e o índice de produtividade cairia. Portanto, a liderança em tempos de crise deve manter-se equilibrada e tranquila.

Somente assim haverá uma transmissão honesta da real situação da empresa, sem abalos injustificáveis ou que possam agravar a situação. É importante exercitar a inteligência emocional, focando em boas práticas que poderão ser seguidas pelos demais.

3. Valorize os seus colaboradores

A valorização dos colaboradores em momentos desafiadores é uma atitude fundamental para os líderes.

É preciso motivá-los, destinando incentivos e também elogios referentes às habilidades técnicas (hard skills) e pessoais (soft skills). Dessa forma, tenha certeza de que os colaboradores vão vestir com mais entusiasmo a camisa do time, melhorando a produtividade.

4. Invista na coleta de dados

A coleta de dados é fundamental para auxiliar na tomada de decisão. Por isso, ela deve ser priorizada pela liderança em tempos de crise.

Ao analisar os dados referentes ao fluxo de caixa, emissão de notas fiscais, entradas e saídas, os relatórios vão apontar os melhores caminhos que deverão ser seguidos para vencer a instabilidade.

É importante frisarmos ainda que a liderança em tempos de crise possibilita uma ótima oportunidade de desenvolvimento, melhorando processos empresariais e reduzindo os custos operacionais.

E você, tem se informado adequadamente ao longo desse período? Aproveite e siga nossos perfis nas redes sociais. Estamos no Facebook, Twitter, Linkedin e Youtube.

Camila Wolfer

Coordenadora de Relacionamento na Migrate. Graduada em Sistemas de Informação, é responsável por estreitar a comunicação com nossos parceiros.

About the Author

Camila Wolfer

Camila Wolfer

Coordenadora de Relacionamento na Migrate. Graduada em Sistemas de Informação, é responsável por estreitar a comunicação com nossos parceiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *