Métricas de gestão: conheça as principais para uma software house

Camila Wolfer

Coordenadora de Relacionamento na Migrate. Graduada em Sistemas de Informação, é responsável por estreitar a comunicação com nossos parceiros.

4 Comments

Manter uma software house em pleno funcionamento não é fácil. Qualquer oscilação pode afetar o sucesso da empresa. Por isso, é preciso acompanhar métricas de gestão, prevendo problemas e tendo informações de qualidade para orientar as decisões. Para isso, é necessário entender quais valores são importantes para o negócio e monitorá-los.

Quer entender quais são as métricas de gestão mais importantes para o empreendimento? Continue a leitura, vamos ensinar o que calcular e mostrar o impacto positivo de adotar esses indicadores!

O que são métricas de gestão?

Uma software house é uma empresa com equilíbrio bastante delicado. Concorrência, crises financeiras ou falta de investimento na retenção de clientes podem afetar bruscamente no desempenho do empreendimento.

Nesse cenário, as métricas de gestão auxiliam o administrador a acompanhar de perto os índices necessários à compreensão do negócio. Os indicadores quantificam e medem os resultados em tempo real, proporcionando decisões rápidas e acertadas aos gerentes.

Verificar a retenção de clientes, retorno de investimento, taxa de cancelamento, etc. geram informações valiosas. Assim, as métricas devem ser usadas para nortear a empresa, prever problemas e integrar setores.

É de extrema importância fazer uso dessa ferramenta. Afinal, para obter sucesso, deve-se conquistar clientes e mantê-los satisfeitos com seus produtos e serviços. Isso é conseguido apenas melhorando essa relação constantemente e mantendo processos alinhados.

Quais são as principais métricas de gestão?

Como apontamos, uma software house tem peculiaridades em relação a empresas tradicionais. Ao quantificar seus processos em métricas de gestão não é diferente. Por isso, é fundamental aplicar métricas que atendam aos números importantes para o seu negócio. A seguir, vamos mostrar alguns bons índices para controlar.

Custo de aquisição de clientes

Essa métrica é conhecida como CAC no mundo empresarial. Em um mercado tão competitivo, as empresas saem do lugar passivo e passam a investir na aquisição de clientes.

Para fazer esse investimento com sabedoria, deve-se analisar os resultados obtidos. Esse indicador verifica quanto foi gasto para conquistar cada consumidor considerando os custos com marketing, campanhas, ligações, etc.

O cálculo é realizado dividindo os recursos investidos pelo número de clientes da empresa. Caso o valor seja muito alto, é preciso verificar se esses esforços estão sendo empregados da maneira correta.

Índice de satisfação

O índice de satisfação, ou Net Promoter Score, mede a lealdade dos seus consumidores. No fundo, o valor mostra se os clientes estão satisfeitos a ponto de continuarem negociando com a empresa.

Uma maneira eficiente de verificá-lo é utilizar uma pergunta amplamente adotada por empresas de sucesso. Questione seus compradores, em uma escala de 0 a 10, quanto ele indicaria a empresa para um amigo.

Examinando os resultados, o gerente descobre se os consumidores estão felizes com o serviço. Assim, se a resposta for negativa, é possível descobrir o motivo, implementar medidas para reverter a situação e manter o cliente. É fato que o custo de reter um comprador é menor que o de conquistar um novo.

Churn Rate

Uma das principais métricas de gestão para uma software house é o Churn Rate, que evidencia a taxa de cancelamentos. Esse índice precisa ser monitorado com muita atenção, afinal, o crescimento dele indica problemas para o negócio.

Para obter o valor, deve-se dividir o número de clientes que realizaram cancelamento pelo total de clientes da empresa no período analisado. Em um cenário ideal, o valor do Churn Rate deve ser negativo.

É fundamental verificar esse número com muito cuidado para obter informações de qualidade. Um Churn Rate negativo pode ser fruto de muitos cancelamentos e muitos novos clientes. Porém, uma empresa saudável consegue fidelizar seus consumidores.

Analisar métricas de gestão em uma software house permite a consolidação e o crescimento da empresa. Acompanhando índices de satisfação dos clientes e sucesso dos investimentos de captação, você localiza erros e corrige problemas. Assim, o negócio fideliza compradores e enfrenta com maestria um mercado tão competitivo.

Nosso artigo trouxe informações úteis para aumentar a estratégia na sua empresa? Leia também o nosso post sobre integração de dados para ganhar ainda mais eficiência na rotina do negócio!

Powered by Rock Convert

Camila Wolfer

Coordenadora de Relacionamento na Migrate. Graduada em Sistemas de Informação, é responsável por estreitar a comunicação com nossos parceiros.

About the Author

Camila Wolfer

Camila Wolfer

Coordenadora de Relacionamento na Migrate. Graduada em Sistemas de Informação, é responsável por estreitar a comunicação com nossos parceiros.

4 Comments

  1. Pela fórmula de cálculo do CHURN RATE: “dividir o número de clientes que realizaram cancelamento pelo total de clientes da empresa no período analisado” o resultado NUNCA seria negativo, no máximo tenderia a ZERO, se o número de clientes cancelados no período fosse ZERO, mas nunca negativo.

    Tem mais algum outro índice ou métrica como sugestão?

    Aguardo retorno.

    • Olá Edson, tudo bem?

      Conversei com nossos especialistas no assunto e o retorno foi de que avaliando sob a óptica da receita, se você consegue mais expansões que perdas, o seu net churn (perda bruta) é negativo. Como ele é o dividendo da operação, o resultado é negativo também.

      A receita mais comum para calcular retenção é (perda-expansão)/base no início do período, se a perda é maior = churn positivo. Se a expansão é maior, churn negativo.

      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço!

  2. Parabéns pelo post, informações importantes para alguém que está começando como eu. Espero novos posts com essa qualidade e conteúdo.

    • Olá Paulo, tudo bem?

      Obrigada por seu feedback 😀
      Ficamos felizes por ter ajudado!
      Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *