Saiba o que é venda consultiva e melhore os resultados do negócio

Camila Wolfer

Coordenadora de Relacionamento na Migrate. Graduada em Sistemas de Informação, é responsável por estreitar a comunicação com nossos parceiros.

0 Comments

Aprimorar e inovar os processos e modelos de venda é essencial para quem quer estar à frente da concorrência. Pensando nisso, neste post falaremos sobre o que é a venda consultiva e como ela pode ajudar o gestor interessado em se destacar. Embora esse termo tenha sido cunhado na década de 1970, esse formato de interagir com o cliente nunca foi tão atual e necessário.

Por esse motivo, além de explicar o que é a venda consultiva e para que serve, também vamos apresentar suas principais vantagens e como ela pode aumentar as vendas de qualquer negócio. Ficou interessado? Então, continue a leitura!

O que é a venda consultiva e como funciona?

As vendas consultivas são um método de venda em que o vendedor passa tempo com o cliente para entender o problema que ele está tentando resolver e, em seguida, recomenda uma solução que aborde especificamente esse problema. Em síntese, a intenção é:

  • aproximar-se mais do cliente;
  • alinhar as expectativas de maneira mais efetiva;
  • oferecer uma solução;
  • criar um relacionamento.

A diferença para uma venda tradicional está no fato de que o foco das vendas consultivas é resolver o problema do cliente, ao passo que a tradicional se ocupa da comercialização de um produto específico.

Quais as vantagens da venda consultiva?

Perceba que as vendas consultivas demonstram, a todo o momento, o valor que o produto e ou serviço vai gerar para o cliente, claramente, isso facilita a negociação. Mas os benefícios não param por aqui, eles vão além:

  • melhor atendimento ao cliente — o que aumenta a probabilidade de se tornar um relacionamento a longo prazo;
  • valor agregado — o cliente aprende e obtém insights valiosos;
  • o cliente ganha mais atenção — o vendedor tem maiores chances de demonstrar apreço por consumidor;
  • o cliente se entende melhor — com o processo de conversa que antecede a compra em si, o cliente consegue entender suas reais necessidades e fica mais satisfeito ao final do processo de compras;
  • intensificação do vínculo e da confiabilidade — como o vendedor está sempre tentando ajudar o cliente, um laço de credibilidade é criado gerando confiança com o representante de vendas.

Em resumo, as vantagens de ofertar ao cliente o que ele realmente precisa é uma melhora significativa na experiência do consumidor, o que gera aumento da credibilidade, mais possibilidades de fidelização, aumento do ticket médio, melhores chances de ser recomendado, entre outros resultados positivos.

Na prática, como funciona a venda consultiva?

Agora que você já está expert no assunto, que tal ver na prática como uma venda consultiva acontece? Vamos lá!

A implantação da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) facilitou o processo de fiscalização e emissão desse tipo de documento. Pensando no empreendedor que precisa lidar com esse novo formato do documento, qual seria de fato uma solução?

Ao realizar uma venda consultiva, a empresa de softwares de documentos fiscais precisaria ofertar algo para trabalhar em todas as etapas dos processos, automatizando a emissão, o envio e o arquivamento desses documentos, em vez de apenas a emissão. Outra solução que esse software precisaria oferecer é o arquivamento em um formato que facilitasse a execução de uma auditoria, essencial em qualquer negócio. Ficou mais claro agora? Esperamos que sim!

Neste artigo, explicamos o que é a venda consultiva e como ela pode ajudar os mais diversos tipos de negócio, além disso, mostramos as principais vantagens dessa abordagem e esperamos que você possa aplicá-la ao relacionamento com o seu cliente o quanto antes.

Você curtiu este post sobre venda consultiva? Lembrou-se de outras vantagens? Então, deixe um comentário neste artigo e compartilhe conosco a sua experiência!

Camila Wolfer

Coordenadora de Relacionamento na Migrate. Graduada em Sistemas de Informação, é responsável por estreitar a comunicação com nossos parceiros.

About the Author

Camila Wolfer

Camila Wolfer

Coordenadora de Relacionamento na Migrate. Graduada em Sistemas de Informação, é responsável por estreitar a comunicação com nossos parceiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *